22 novembro 2010

O FIM DA RESSACA E MERDA PRÓ CRI/CAT

Neste domingo, o tempo sinusoidal ainda nao me permite grandes veleidades urbanas, o quentinho da casa e a proximidade da cama e da privacidade na eXpressão de sintomas e sinais próprios da abstinencia da heroina ou metadona, fazem com que não apeteça muito sair do lar, sentir frio e gastar dinheiro em cafés.
As dores do corpo são quase inexistentes, os musculos não retesam violentamente, mas o desconforto fisico não ultrapassava a satisfação de estar proximo de conseguir ultrapassar esta provação.
A metadona é um veneno, um placebo. Não passa de uma droga de substituição, cuja adição institucionalizada é socialmente aceite por ser gratis, e quem a toma não anda todo maluco com as trips de heroina, e a roubar por medo da ressaca.
Em Évora o CRI/CAT é o dealer deste veneno, com enfermeiras que são menos simpaticas que os ciganos que vendem cavalo (tirando 1 excepção), e brincam aos deuses com os utentes que recorrem voluntariamente e desespero áquele serviço. A ressaca da metadona é pior, então porquê o nome de tratamento?
Obrigando os utentes a ir a um bairro limitrofe da cidade, cujo percurso a pé demora 35 a 40 minutos do centro da cidade, os autocarros para a zona são de alguma forma frequentes tipo de hora a hora, mas para isso é ter dinheiro para os montar, ou vais de carro, ou como o outro betinho caroxo de taxi. O problema será o horário de funcionamento da toma, funcionando das 9h30m até ás 13h e depois das 17h ás 19h isto de semana, se for de fim de semana, esqueçam o horário da tarde.. e autocarros.. Agora imagine-se o que fazem 6 ou 7 enfermeiros que conheci, mais 2 recepcionistas, 1 segurança, e não sei quantos pseudo-terapeutas... eu já esperei 25 minutos por alguém que teve a tomar a metadona, quando se de facto fosse eficaz o trabalho das enfermeiras(os), a toma não deveria demorar mais do que 2 a 3 minutos/pax, mas é o serviço publico que temos em Portugal. E quando alguém critica, abusam de argumentos estupidos, é ameaçado por sair do programa da toma por ser rebelde e não aceitar as regras que ninguém conhece, na minha opinião o serviço está nas mãos do mesmo cromo há demasiado tempo, mais a super-enfermeira-psicóloga-esposa-do-director João Almeida, Doroteia.
A titulo de comparação, na Holanda existem TRATAMENTOS, mais sofisticados como implatação subcutanea de um chip, que inibe o efeito da trip do cavalo, e logo a falta de querer fuma-lo.
Nesse mesmo país, é o tratamento que vem ter com o utente, no conhecido DRUG-BUS, em casos que conheci EXISTEM RESPOSTAS INTEGRADAS de facto e não só de nome como cá, como apoio a habitação social, 600 euros mensais depositados na conta dos utentes, evitando assim crime e mendicidade..enfim.. acompanhamento médico e social, feito por profissionais, não por meia duzia de individuos que vem o CRI como um biscate.
Em portugal existe o IDT Instituto da Droga e Toxicodependencia, a Comissão para a Dissuação da Toxicodependencia (sobre a qual falarei num post futuro), e agora o Centro de Respostas Integradas o já aqui tão citado CRI, que de respostas integradas pouco tem, dado o caos funcional que lhe é caracteristico, tudo isto a chupar o dinheiro dos impostos de quem os paga, para resultados nulos, de funcionários incompetentes, e de uma gestão viciada.
Mais uma noite e estou fisicamente liberto da caroxisse da metadona. E MERDA PRÓ CRI!!

4 comentários:

  1. espero deixar a metadona em breve e de facto tens toda razao e meta e um veneno potugal devia de renover o sistema dar um ordenado a quem dezeja mesmo se reabilitar nao quem vai so parara falsificar os testes parabens por a tua reabilitasao FORSA AI

    ResponderEliminar
  2. Pá se não fosse a metadona andava ai tudo passado, um dia que acabe que não está longe depois é que quero ver essas vozes criticas do sistema de saúde português que era um dos melhores do mundo, já não o é por causa de pessoas que pensam o mesmo que vocês e só querem enriquecer com o negócio da saúde, que nunca tem baixas nem falta de clientes.
    A simpatia é como tudo se andam pessoas sempre na mesma todos caroxos a consumir e recorrer ao programa querem que sejam simpáticos com vosco e vos deão palmadinhas nas costa por terem recaído, por amor de Deus.Sejam responsáveis e tenham juiso, Quanto tempo demoram a comprar droga, num bairro de uso ? Sei que que quando está mau pode levar um dia chegar de manhã e sair do bairro de noite por causa ó da bofia ou outra treta ,e hoje a droga é boa amanhã não presta esta toda cortada e tem de andar a roubar para consumir e a rebentar com os vossos pais e familiares ou já esquecerem o que passaram , a menos que não tivessem passado como eu passei.
    Por acaso sabem quanto custa cada 1 adito em recuperação no programa da metadona aos cofres do ministério da saúde ?
    cerca de 70 euros diários.
    Porque não tentam seguir o programa até ao fim no desmame total da meta, pensam logo ao inicio que estão curados e depois estão no casal ventoso mais perto das vossas terras aldeias ou cidades, como èvora que tive o prazer de visitar á pouco tempo e assim que cheguei ao largo dos Geraldes vi logo um grupo de romanos ! LOL saídos do templo de diana a traficar as claras, se fosse aqui em Lisboa ao fim de uma semana estavam todos os romanos na cana onde pertencem.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. 70 euros diários??? So se for para pagar ordenados de MAMOES..

      Eliminar
  3. fds nunca se metam na metadona tou a 2 anos debaixo destes medicos e enfermeiras e digo-vos prefirro ressacar de heroina do k de metadona .... acreditem nao kerem passar o k tou a passar agora..... fdx fdx a exas merdas ixo e como o bloom e outras merdas se e para largar e pa largar nao e largar uma droga para cair noutra fdx

    ResponderEliminar

Este é um Blog inter-relacional, participe, comente, mandem-me á merda até.