24 dezembro 2021

pandemia de droga

 Há algo em Eborae que faz com que haja muito toxicodependente per capita, ou seja em 60mil habitantes pelo menos 5% usa e abusa de drogas ditas pesadas com maior incidência para a coca cozida, AKA CRACK.

Como utente do CAT aqui do burgo, denominado Centro de Respostas Integradas, observo o aumento de clientes, acredito que 250 a 300 pessoas sejam lá utentes, os tipos que sabem que teem um problema de saude, embora se possa designar como saude mental, de comportamentos que para além de auto-destrutivos são questões de abuso de substancias psico activas ppois alteram o estado de consciencia, mas um problema social, que infere com o individuo em questão mas também o ciclo familiar, quando o há, a criminalidade, a comunidade, a segurança, e tudo o que exista ao redor de quem tem esta doença de comportamento aditivo, com rotinas que jogam á volta do consumo, venda, dos habitos. E porque a toxicodependencia é uma questão com muita profundidade e consequencias directas na comunidade onde existe, o CAT daqui é CRI pois cada caso, para ser confrontado socialmente tem de haver toda uma parafernalia a acompanhar cada caso. Por exemplo médicos especializado, enfermeiros, assistentes sociais, juristas, e ainda psicologos, psiquiatras.. este CAT cuida nao só de heroinomanos, mas de alcoolicos, da questao do tabaco. 

E porque em Portugal o consumo de droga foi descriminalizado, existe também um centro para a dissuasão para a toxicodependencia, mas a minha experiencia diz me que todo o tipo de drogas são postas no mesmo saco juridicamente, por exemplo se fores apanhado com uma ganzas no bolso pela policia, não vais entupir o sistema judicial com um problema desses em vez de ser julgado, és conduzido para uma entrevista com os psicologos desse centro que depois decidem qual será o melhor acompanhamento para o teu caso. O que faz com que nao sejam penalizado criminalmente por usares droga.

Outra questão que é cada vez mais visivel, mas por haver discriminação social e estigma, existe a dependencia de farmacos prescritos pelos médicos. E aqui o estrato social tem uma grande amplitude, desde a dona de casa viciada em calmantes ao gerente do banco viciado em ansiolíticos. A titulo de exemplo pessoal, o meu irmão critica me, e com razão eu usar cavalo, mas ele por ter problemas de saude nas costas com dores associadas e ele tem de tomar morfina para as dores..

(Alfentanil, Buprenorfina ,Codeína, Di-hidrocodeína, Fentanil, Heroína, Metadona, Morfina, Nalbufina ,Oxicodona, Petidina, Remifentanil, Sufentanil, Tramadol- 

NOS ESTADOS UNIDOS MORREM 9 PESSOAS POR HORA COM OVERDOSES)

E, por fim, a razão deste post, existe uma pandemia global nos paises ditos desenvolvidos, com o abuso de drogas e farmacos psico activos, sejam eles das mais diversas natureza e para cuidar dos mais diversos assuntos internos de cada utilizador, cada caso, é um caso. E por eu escrever sobre o meu caso, e ponto de vista pessoal sobre a grande questao da toxicodependencia e abuso de substancias neurocoisas, e o comportamento auto destrutivo, consciente ou não, não faz com que todos os que leem tenham exactamente o mesmo problema que eu, podemo nos identificar em certos aspectos que atravessam toda esta questao que é comum a muitos das mais diversas formas, e de forma empirica a maneira de lidar com a situação, difere. Há niveis para isto, seja no entendimento geral, seja no impacto em cada um de nós. E ainda o que existe de comum em todos nós desde o puto que fuma uma ganza, ao arrumador de carros, á velhota que mete Xanax como se fossem tremoços, do fumador de tabaco, ao bebado da tasca, ao viciado em sexo, tal deve ser a tendencia para abusar do que nos faz sentir bem, e por tal não seremos todos viciados em Endorfina? Há algo em nós humanos que se liberta no cerebro e quando sentimos prazer em algo, quimicamente essa hormona é produzida, quando comemos algo que gostamos, quando estamos apaixonados, tal processo acontece em nós, a diferença, creio é que o drogado não pensa tanto nas consequencias desse comportamento, e vai mais além para se sentir bem.

O QUE ME LEVA A QUESTÃO FUNDAMENTAL E PRIMORDIAL, QUE É :

Se sou amado, e querido pelos meus pares e próximos, não tenho dificuldades em estar bem comigo mesmo, e tirar satisfação das pequenas coisas belas da vida, tenho fé e vivo alegre e sem medo, porque uso cavalo? Não gosto de roubar, sou orgulhoso para pedir, sou saudavel a minha familia ama-me e eu a eles, porque procuro refugio na heroína? A nivel de trabalho, tornei-me tatuador embora e como sempre na minha vida não consiga viver apenas de arte, sou inteligente, tenho bom ar, tenho sexo. Tenho de perceber o que falta em mim, para eu complementar com este comportamento aditivo?

BOAS FESTAS A TODOS, BOAS MOKAS


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este é um Blog inter-relacional, participe, comente, mandem-me á merda até.